Entidades beneficentes, escolas e instituições de educação de todo o Paraná que precisarem de equipamentos eletrônicos podem fazer a solicitação, de forma gratuita, ao Centro de Recondicionamento de Computadores de Londrina. O CRC faz parte do Programa Computadores para Inclusão, do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), e foi instalado em Londrina por meio de parceria com a ONG E-letro e articulação da deputada federal Luísa Canziani (PSD/PR). São apenas oito centros instalados no Brasil e o de Londrina é o primeiro do Paraná.

Alex Gonçalves, presidente da E-letro, explica que entidades interessadas devem fazer o cadastramento no site do MCTI pelo link https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-computadores-recondicionados . Depois de aprovado o cadastro pelos técnicos do ministério, a ONG direciona os equipamentos. Serão atendidas, de forma gratuita, entidades de todo o Estado com até dez computadores, conforme a disponibilidade dos equipamentos.

Os CRCs são espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos, para a realização de cursos e oficinas, além de realizar o descarte correto de resíduos eletrônicos. Atualmente, o CRC funciona no prédio da ONG E-letro, mas a previsão é que no próximo mês seja inaugurada a sede própria. Para viabilizar a instalação do centro, a deputada destinou R$ 1 milhão, via emenda parlamentar, por meio da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados.

“Uma das nossas missões é preparar nossos alunos para o mundo digital e acredito que nossas crianças e nossos jovens têm que estar preparados para exercer profissões que nem existem. Além disso, a qualificação profissional, por meio da educação, e a conectividade são alguns dos pilares para o desenvolvimento do País”, afirma a deputada. A E-letro recebe os equipamentos em desuso de órgãos públicos, por meio de doação, e trabalha para colocá-los em perfeito funcionamento, com instalações de hardware e software.

PRIMEIRA INSTITUIÇÃO

O Clube de Mães Unidas, dedicada à capacitação e inclusão social localizada na zona leste de Londrina, será a primeira instituição a receber notebooks do Programa de Inclusão Digital, via CRC. A entrega dos equipamentos será nesta quinta-feira (4), às 14h30 na sede da entidade. “Muitos membros da nossa comunidade ainda não têm acesso à tecnologia, e esses notebooks contribuirão para a inclusão digital e o desenvolvimento profissional dessas pessoas”, afirma Carlos Alberto Souza e Silva, presidente do Clube das Mães.

Alex Gonçalves acrescenta que a partir do segundo semestre devem ser iniciados cursos de formação profissional para jovens. Para isso, estão sendo firmadas parcerias com o Senai e o Clube das Mães Unidas,. “O CRC é um dos maiores projetos de inclusão digital do governo federal. Além de disponibilizar os equipamentos para as entidades, esperamos atuar na formação de cerca de 600 jovens por ano”, diz.

INCLUSÃO

O Programa Computadores para Inclusão já soma, desde sua criação, um total de 32,9 mil computadores doados, distribuídos para 717 municípios brasileiros. O objetivo é alcançar uma meta total de 40 mil computadores doados, até o final de 2023. Quanto aos processos de formação, foram ofertados 145 cursos, resultando na formação de mais de 23 mil alunos plenamente capacitados para o mercado de trabalho e a destinação de 3 mil toneladas de resíduos descartados de forma correta e consciente.

(Com informações da assessoria)