O Calçadão de Londrina ganhou até tapete vermelho para celebrar o "Dia Mundial do Fusca" no último domingo (16). O Encontro de Carros Antigos organizado pelo "Aircooled 043 @aircooled.043 e Antigos" contou com exposição de diversas marcas e modelos de veículos, souvenirs, praça de alimentação e atraiu centenas de visitantes durante todo o dia. Tudo por conta dele, o Fusca.

O design, a robustez e a mecânica bem resolvida são parte da fama do quatro rodas que ostenta 89 anos de sua criação e uma popularidade que se renova por gerações. Criado na Alemanha, pela Volkswagem, em 1935, chegou ao Brasil em 1959 e foi comercializado até 1988. Ressuscitado pela Volks em 1993, saiu da linha de produção, de vez, em 1996.

Do desejado Herbie, um Volkswagen Fusca 1963, branco pérola, quem esteve no Calçadão teve a oportunidade de ver de perto raridades como o modelo de 1969 que pertenceu ao ex- governador José Richa.

Admirável Brinquedo Novo

Presente à festa do Fusca, a F100 ano 1961 ganhou lugar de destaque, não por acaso. O veículo é simplesmente uma raridade pela cor, mecânica e diferenciais. O motor V8 5.0 e o estilo hot não tem preço, mas sua avaliação ultrapassa os R$ 300 mil.

Marco Antonio Silva e a F100,  carro caro que foi destaque na festa de aniversário do Fusca: detalhes impecáveis
Marco Antonio Silva e a F100, carro caro que foi destaque na festa de aniversário do Fusca: detalhes impecáveis | Foto: Walkiria Vieira

Cercada de pessoas, a imponente F100 tem por perto os olhos do proprietário, o contador Marco Antonio Silva. Ele admite que basta sair da garagem que a F100 se destaca. Rebaixada, verde e de detalhes impecáveis, a convidada ganhou status de protagonista também no Dia Mundial do Fusca. "Foram sete anos de restauração", resume Silva. Sobre a cor, explica que era de um palmeirense. Mantive, pois também sou palmeirense", sorri.

Detalhe da  F100 ano 1961, avaliada em  R$ 300 mil
Detalhe da F100 ano 1961, avaliada em R$ 300 mil | Foto: Walkiria Vieira

Paixão que se renova

Do para-choque ao capô, um Fusca é um Fusca. Aos 10 anos de idade, o estudante Luís Miguel Pereira de Marchi já reconhece o ícone. "Eu sou bastante interessado em carros e agora estou apaixonado pelos antigos", conta.

Luís Miguel Pereira de Marchi se encantou com a "moto" feita a partir do para-lama de um Fusca
Luís Miguel Pereira de Marchi se encantou com a "moto" feita a partir do para-lama de um Fusca | Foto: Walkiria Vieira

Diante de uma moto customizada, pede para tirar uma fotografia e explica: "Olha só, com o para-lama do Fusca foi montada uma moto que funciona e o motor encaixa perfeitamente", encanta-se o estudante. O pai da criança, o gerente Luís Henrique de Marchi observa o filho e sua surpresa ao saber que a 'fuskoneta' tem motor de kart.

De acordo com os organizadores do evento, o engenheiro eletricista e professor universitário Leandro Guerra e a publicitária Sabrina Capriglione, mais de 600 veículos integraram a exposição durante todo o domingo. "Para participar era necessário doar dois quilos de alimento e cumprir requisitos como o Fusca já ter mais de 30 anos". Devidamente certificados, fizeram a alegria dos visitantes, também apaixonados por clássicos.

Capriglione cita ainda a força dos grupos de antigomobilismo. Movidos pela admiração das raridades, não medem distância para prestigiar encontros deste nível. "Muitos chegaram a Londrina um dia antes, ficaram hospedados em hotéis e para nós é uma satisfação ver os filhos também presentes, renovando o movimento", diz. "Arrecadamos mais de uma tonelada de alimentos e será destinada ao Projeto Esperança Londrina, no Conjunto União da Vitória."

Fusca Azul

Com direito a 'fuskeata', o evento em Londrina contou ainda com um desfile pelo centro da cidade antes de as raridades tomarem seus lugares na Avenida Paraná - o Brasil detém o recorde de maior desfile de carro de um mesmo modelo. Foi em 1995, em Interlagos, em São Paulo, quando 2.728 Fuscas desfilaram em homenagem a tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna.

Querolaine, Marcus e Marina, ao lados de alguns exemplares dos famosos Fuscas azuis
Querolaine, Marcus e Marina, ao lados de alguns exemplares dos famosos Fuscas azuis | Foto: Walkiria Vieira

Sem parar o trânsito, mas de roubar a atenção de transeuntes e motoristas, a sequência de Fuscas transformou a paisagem em Londrina. Entre eles, claro, o Fusca azul. Motivo de brincadeira entre as famílias, o jogo funciona mais ou menos assim: no trânsito, quem avistar um Fusca azul primeiro, escolhe alguém ao lado para dar um tapa. É como um teste de atenção e também verdade que alguns se aproveitam para descontar as diferenças.

Dono de um Fusca azul há 11 anos, o fotógrafo Marcus Vinícius Machado é de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) e colocou seu VW 1979 em Londrina para todos admirarem. O carro guarda marcas de sua trajetória e Machado confirma que é muito recorrente a brincadeira do tapa ao avistar o seu Fusca azul.

A esposa do fotógrafo, Querolaine Bianca Alves de Trindade Machado, diverte-se também com as tantas históricas que coleciona a bordo do veículo. "É o nosso carro do dia-a-dia, fazemos compras, trabalhamos e viajamos. Onde tem foto e Fusca, estamos", afirma.

Organizadora dos eventos da Concha Acústica, Marina da Costa prestigiou a festa de aniversário para o famoso veículo e escolheu dois Fuscas azuis para fazer um registro fotográfico. "Fusca azul é parte da minha memória afetiva quando estou no trânsito com meus filhos". Costa também elencou todas as assertivas da organização do evento e participação do público de Londrina e região. "Perfeito", resumiu.