O maior ponto turístico de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), o Monumento Cristo Rei, está recebendo melhorias. O processo de limpeza foi concluído na semana passada e os banheiros devem ser reformados. Até o fim deste ano o local também receberá iluminação automatizada com equipamentos de de LED, que projetará cores diversas a qualquer data comemorativa do ano.

Imagem ilustrativa da imagem Cristo de Cornélio Procópio é 'revitalizado'
| Foto: Sergio Ranalli - Grupo Folha

O monumento fica na Praça Alto do Cristo Rei, na avenida XV de Novembro, no centro. No entorno do monumento há jardins, bancos, iluminação, parque infantil, lanchonetes, pista de skate e via para veículos, com vagas para estacionar.

A limpeza da estátua fez com que ela voltasse à sua cor original, ou seja, um pouco mais clara. Para isso foi utilizado um produto neutro que evita comprometer a integridade do bronze. O secretário de Cultura, Rafael Haddad, explica que a estátua já estava com várias partes oxidadas. “Realizamos a limpeza de toda estrutura, inclusive da base de pedra, que estava toda pichada. Tivemos que usar lixadeira e ácido para remover todas as pichações e tornar aquele local mais limpo”, explica.

Ele ressalta que a reforma dos banheiros será concluída até o fim da segunda quinzena de dezembro. “Já a reforma dos locais onde ficam os restaurantes e bares ficam a cargo de cada um dos empresários que ganharam a licitação para ocupar os espaços públicos. O recurso que o empreendedor investir na reforma, pode abater no aluguel, desde que a obra seja aprovada pelo engenheiro da prefeitura. Serão três estabelecimentos novos que funcionarão no local”, ressalta Haddad.

“O Cristo é o maior símbolo de nosso município. É uma das maiores estátuas de bronze da América Latina. Sua limpeza resgata a autoestima do procopense. O monumento tem um valor inestimável. É a maior referência dentro da cidade”, aponta o secretário. Segundo ele, a limpeza e a reforma do espaço vão atrair mais pessoas ao local e, consequentemente, movimentar o comércio.

DÉCADA DE 1950

A estátua foi confeccionada pelo artista plástico paulistano Arlindo Castelani de Carli. A construção do monumento teve início em 1957 e terminou em 1958.
O Monumento "Cristo Rei" tem altura de 23,80 m, das quais 8,90 são referentes à imagem, que pesa 3 mil kg. Já o pedestal possui 14,90 metros de altura.

CONCESSÃO PÚBLICA

Tempos atrás, por recomendação do Ministério Público, a prefeitura municipal realizou a reintegração de posse de duas lanchonetes que estariam utilizado o espaço de maneira irregular. Foi aberto um processo de concessão pública para escolha dos interessados em explorar três pontos. Uma das pessoas que apostou nesse serviço é Emerson Batista, proprietário de um bar e restaurante. “Eu abri esse meu bar há 40 dias. A limpeza e a reforma são bons, porque eu vejo o Cristo como um marco para a cidade, mas que infelizmente estava parado há tempos sem reformas”, ressalta.

Nascido e criado na cidade, Batista afirma que o monumento desperta sua memória afetiva. “É a minha cidade. Na verdade era um sonho ter um bar no Cristo. Cornélio merecia um lugar de entretenimento no local mais alto da cidade. Ali você tem todo um horizonte à sua frente."