Por conta da pandemia de Covid-19, a campanha 2020 do mês de luta contra queimaduras (o dia oficial é o dia 6/6), promovida pelo Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do HU (Hospital Universitário), da Universidade Estadual de Londrina, foi toda desenvolvida com uma programação dirigida para as redes sociais, como o Facebook (@huuel) e Instagram (@huueloficial).

Nessa edição, o foco é na prevenção de acidentes domésticos com crianças, acidentes com churrasqueiras e choque elétrico e cuidados redobrados em época de pandemia. No programa, constam atividades durante todo o mês, com a direção do hospital, profissionais de saúde do CTQ, pacientes e familiares atendidos e amigos que sempre apoiaram o Centro de Queimados.

Segundo o chefe médico do CTQ, Reinaldo Minoru Kuwahara, “as queimaduras são consideradas uma das condições mais devastadoras no atendimento à saúde. Afetam adultos e crianças, causando dor, longos períodos de internação, sequelas visíveis e invisíveis e muitas vezes a morte. O tratamento das queimaduras pode ocasionar longos períodos de afastamento das atividades normais como estudo ou trabalho e necessitam de acompanhamento multiprofissional e cirurgias reparadoras”.

Cerca de 77% deste trauma é causado por acidentes domésticos que podem ser facilmente evitáveis. A Sociedade Brasileira de Queimaduras desenvolve, anualmente, atividades para conscientização da importância da prevenção, com o objetivo de diminuir a incidência dos eventos.

Programação online (Facebook e Instagram)

10/06 - Vídeo sobre "Prevenção de Acidentes com Combustíveis”;

10/06 – Lançamento concurso de desenho “Com fogo não se brinca”;

17/06 – Vídeo sobre “Prevenção de Acidentes com Crianças”;

24/06 – Vídeo sobre “Prevenção de Acidentes com Choque Elétricos”.

Lives para os profissionais de saúde

Sempre às 10h no Instagram (@huueloficial)

22/06 – “Tratamento cirúrgico do paciente queimado”, com cirurgião plástico Luiz Fernando Tibery Queiroz;

23/06 – “Atendimento da fisioterapia no queimado”, com as fisioterapeutas Edna Yukimi Itakussu Ruiz, Angela Ayumi Hoshimo e Cristiane de Fátima Travensolo;

24/06 – “Cuidando do paciente queimado em tempos de covid-19”, com o médico cirurgião e chefe do CTQ Reinaldo Minoru Kuwahara;

25/06 – “Atendimento inicial do paciente queimado”, com a médica intensivista Maria Carolina Bertan Barutta;

26/06 – “Desamparo e organização subjetiva no paciente queimado”, com a psicóloga Ana Lilian Marchesoni Parrelli;