O tradicional Desfile de Sete de Setembro em Londrina terá participação de 5 mil pessoas. O evento, nesta quarta-feira (7), será realizado das 9h às 11h30, na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste), no trecho entre as ruas São Luiz e Mossoró. Entre participantes e espectadores, são esperadas cerca de 15 mil pessoas durante o Desfile Cívico-Militar.

Se inscreveram para desfilar 5 mil pessoas de mais de 40 entidades, entre estudantes de escolas públicas e privadas, da Apae e do Ilece; grupo de escoteiros; representantes de ONGs; das forças de segurança (Polícia Militar, Guarda Municipal, Exército do Brasil, Tiro de Guerra, Corpo Bombeiros do Paraná), atletas, entre outros.

“Esperamos que seja um desfile tranquilo, em que possamos celebrar a festa da democracia comemorando o bicentenário da Independência do Brasil, uma data tão significativa para nós, brasileiros”, disse a organizadora do desfile na Secretaria Municipal de Educação, Andreia Militão.

PONTO DE PARTIDA

O ponto de partida do desfile, na Leste-Oeste, será entre as ruas Itajaí, Aracajú e Açungui. Os primeiros a desfilar serão os grupos especiais, como idosos, a fanfarra da Apae, as Amigas da Sercomtel e do Instituto Roberto Miranda.

Em seguida, devem entrar as escolas municipais, colégios estaduais e a Banda do Colégio Champagnat.

Na sequência, entrarão os pelotões das forças de segurança, seus veículos e grupamentos. Estes serão seguidos pelos grupos de escoteiros, a guarda mirim, a Epesmel, os clubes e os atletas de patinação, taekwondo, Ipec, Karatê e outros.

Fecharão o desfile os veículos do Jeep Clube, Encontros Old School Londrina, Aircooled, Clube do Carro Antigo de Londrina e a Comitiva da Cavalaria. Já o palanque com as autoridades ficará após a Rua Manaus.

TRÂNSITO

A partir das 7h do feriado, será impedido o trânsito de veículos de diversas ruas que dão acesso à Leste-Oeste. Assim, os motoristas precisam redobrar a atenção para a interdição, nos dois sentidos, da Leste-Oeste, entre a Avenida Rio Branco até a Rua Guaporé.

Em cada ponto bloqueado, haverá um policial militar, um guarda municipal ou um profissional da Secretaria Municipal de Educação auxiliando. Segundo a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), o bloqueio deverá se estender até as 13h. Portanto, para chegar ao local do desfile, a população deverá buscar rotas secundárias.

ROTAS ALTERNATIVAS

Para quem vem da região sul ou oeste, a partir da Avenida Tiradentes, o trânsito estará fechado no cruzamento com a Rio Branco, em razão das obras de construção do viaduto no cruzamento com a Avenida Leste-Oeste. Assim, a opção é acessar a Rua Quintino Bocaiúva e, em seguida, tomar vias como a Recife, Natal, São Luís e Mossoró.

Para quem parte da zona norte, a alternativa é vir pela Avenida Rio Branco, converter à esquerda na Rua Araguaia e, então, chegar à Avenida Leste-Oeste usando as ruas Cabo Verde, Ivaí, Xingu, Oiapoque, Amapá ou São Salvador. Para quem sai da região leste, um dos percursos possíveis é seguir pela Avenida Leste-Oeste até as proximidades do Terminal Urbano Central, virar à direita na Rua Bahia e, na sequência, entrar à esquerda nas ruas São Salvador e Amapá. (Com informações do N.Com)

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1