No aniversário de 75 anos de emancipação política de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina), na próxima terça-feira (8), a partir das 9h, acontece a cerimônia de abertura da Cápsula do Futuro, monumento que contém fotografias, lembranças e cartas escritas em 1997 por ibiporãenses para serem lidas pelos respectivos destinatários e compartilhadas 25 anos depois, ou seja, neste ano.

A cápsula é uma construção em concreto armado, com 2 metros de profundidade, que foi lacrada e vedada, e os documentos e mensagens foram colocados em plásticos e depois, dentro de uma urna de madeira, para que mantivessem a conservação por muitas décadas.

A cápsula faz parte do Monumento do Cinquentenário de Ibiporã, um painel em concreto concebido pelo artista plástico Henrique de Aragão (1931-2015), que fica na entrada da cidade, às margens da BR-369. A entrega da obra de arte e o fechamento da cápsula se deram no mesmo dia: 8 de novembro de 1997, na gestão do então prefeito Antônio Nadir Bigati.

Muitas pessoas estiveram presentes ao ato. O projeto da cápsula e a ideia de solicitar mensagens à população foram dos então vereadores Rubisney Inácio Pinto e João Coloniezi.

Imagem ilustrativa da imagem Cápsula do Futuro de Ibiporã será aberta dia 8 de novembro
| Foto: Arquivo/MHAI/SMCT/PMI

Em razão dos cuidados adotados, os documentos deixados há 25 anos devem estar em bom estado e serão retirados no ato do próximo dia 8, mas não serão entregues no local aos destinatários. Serão levados em caixas para a Biblioteca Pública, onde serão organizados para que possam ser retirados pelos seus destinatários ou representantes, mediante apresentação de documento.

A listagem com os nomes dos destinatários das cartas será publicada no Diário Oficial do Município (www.ibipora.pr.gov.br/jornal-oficial/) e nos canais de comunicação da Prefeitura para se dar ampla publicidade. Todas as cartas e documentos ficarão na Biblioteca Pública à disposição dos interessados.

PARA OS 100 ANOS

O prefeito José Maria Ferreira e a comissão decidiram que será feito um convite a toda a população para que redijam mensagens para serem lidas no ano do Centenário, em 2047. Os modelos de carta (padrão) para se redigir mensagens para a “Ibiporã dos 100 anos” estão sendo impressos. Depois, ficarão à disposição da população em todos os órgãos públicos de educação (escolas e CMEIS), escolas particulares, Unidades Básicas de Saúde, na Prefeitura, Câmara de Vereadores e também na Biblioteca Pública, com uma caixa onde serão depositadas as cartas. Todos os alunos da rede municipal de ensino (mais de 5 mil) já foram convidados e cada um deixará uma mensagem para os 100 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Cápsula do Futuro de Ibiporã será aberta dia 8 de novembro
| Foto: Arquivo/MHAI/SMCT/PMI

As urnas para receber as mensagens serão recolhidas na semana do fechamento da Cápsula do Futuro, que deverá ocorrer em ato no dia 17 de dezembro.

MONUMENTO ARTÍSTICO

O Monumento do Cinquentenário, ao lado da cápsula, é um grande mosaico de concreto, com 152 peças interligadas. No painel, Henrique esculpiu o sol, a lua, animais, símbolos, plantas e os signos do zodíaco oriental e ocidental, sinalizando uma união de culturas e etnias, assim como a cidade de Ibiporã, que recebeu em sua formação - e continua recebendo - povos de diferentes lugares e origens. Para a produção do monumento, Henrique contou com o apoio do artista local Agnaldo Adélio Eduardo. (Com informações da Prefeitura de Ibiporã)

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1