Circulação pela avenida Paraná foi para fazer compras  natalinas na manhã de sábado (16) em Londrina
Circulação pela avenida Paraná foi para fazer compras natalinas na manhã de sábado (16) em Londrina | Foto: Walkiria Vieira

Muitas famílias reservaram o período da manhã de sábado (16) para fazer compras natalinas. Com clientes chegando assim que as portas abriram, o movimento evoluiu nas horas seguintes e deve seguir nessa toada até o próximo fim de semana, quando o comércio funciona em horário especial. Durante a semana, as lojas têm permissão para funcionar até às 22 horas. No sábado (16), seguem até às 21 horas. Amanhã, domingo (17), o comércio de rua não abre as portas e no fim de semana que vem se estende. No sábado (23) até as 21 horas, e no domingo, até as 17 horas.

O horário do comércio está previsto pela Lei Municipal nº 13.594, de 30 de maio de 2023, que não contempla feriados e domingos.

Circulação pela avenida Paraná foi para fazer compras  natalinas na manhã de sábado (16) em Londrina
Circulação pela avenida Paraná foi para fazer compras natalinas na manhã de sábado (16) em Londrina | Foto: Walkiria Vieira

A assistente social Elizangela Alves se organizou para os presentes das crianças da família o quanto antes. Para a sua filha Antonella e os sobrinhos Romulo e Luisa, reservou do orçamento R$100 reais e está firme na decisão. "Será esse valor para os três. Não passarão em branco e ficarão contentes". Moradora da região Leste, ela sabia que havia ofertas em uma loja de departamentos com brinquedos muito bons a partir de R$ 20 reais e não teve dúvidas. "Compramos mais um ventilador no mês passado para ter um pouco mais de conforto em casa. O importante é que estamos bem, com saúde e unidos", reflete.

Gerente de uma loja de eletrodomésticos no Calçadão, Alexandre Gomes confirma que muitas famílias colocaram as prioridades no topo da lista e a climatização foi uma delas. "Se o cliente chegar agora para comprar um aparelho de ar-condicionado ou climatizador, não temos para pronta-entrega e nem previsão do fornecedor". Gomes considera que as altas temperaturas fizeram muitas pessoas colocarem em primeiro lugar o bem estar e por isso outras necessidades ou desejos foram deixados de lado.

ESTRELA DO NATAL

Assim, ao que tudo aponta, o ventilador tem tudo para ser a estrela do Natal. As sacolas grandes abraçadas por muitos consumidores que circulam pela avenida Paraná e outras da região central são prova disso. "Tem sido assim mesmo, porque principalmente na hora de dormir a pessoa quer conforto e descansar de verdade. Dormir mal reflete em qualidade de vida e dormir em uma temperatura agradável gera reflexos até na produtividade no trabalho e no humor", considera o gerente. "Desde o mês passado nossas vendas aumentaram muito em relação a esses produtos e temos apenas para oferecer um modelo de ventilador de uma marca, pois as fábricas estão até sem peças", explica.

A artesã Lucimara Lauxen e o marido, Paulo Rogério Silva Araújo e  Benjamin, de 5 anos: ukulelê para a formação e alegria do pequeno
A artesã Lucimara Lauxen e o marido, Paulo Rogério Silva Araújo e Benjamin, de 5 anos: ukulelê para a formação e alegria do pequeno | Foto: Walkiria Vieira

A artesã Lucimara Lauxen e o marido, Paulo Rogério Silva Araújo, estiveram com o filho Benjamin, de 5 anos, para escolher o seu presente de Natal. Muito à vontade com esse universo, o menino passou momentos de descontração com os pais na loja de instrumentos musicais enquanto um vendedor explicava as possibilidades de um ukulele e um violão. Lauxen conta que incentiva o filho a conhecer instrumentos e tem acesso desde muito pequeno a xilofone, pandeiro e piano, por exemplo. "Reconheço como isso faz bem à parte cognitiva e comportamental do Benjamin e procuramos conservar brincadeiras e propostas culturais que tragam equilíbrio e promovam a ele bem estar para o corpo e para a alma", afirma.

Entre presentes para o lazer e artigos do dia a dia, lojas de roupas, acessórios pessoais e para a casa também estavam movimentadas nesta manhã. Cientes de que boa parte do consumidor está com o 13º em mãos, as promoções estão nas portas da maioria dos estabelecimentos comerciais. Clínicas odontológicas, salões de beleza, óticas e relojoarias disputam as vendas. A vendedora Isabel Cristina Sassa, por sua vez, vende uma mesa farta. "Para o Natal e todos os dias do ano", observa. Ela reconhece que para muitas pessoas uma mesa simples, mas bem servida é essencial. "Isso é levado em consideração por muitas famílias na hora de se reunir e fazer as contas. Muitos elegem gastar com a comida e ter um momentos especial em torno da mesa a gastar em algo material", aponta.

Sassa trabalha em um restaurante da avenida Paraná que também vende produtos integrais, pães, biscoitos, temperos e suplementos. Das frutas secas, a uva passa não pode faltar nesse período de festas. "Temos sempre castanhas, gojiberry, blueberry e a uva passa não se discute, é muito requisitada. Servimos no arroz temperado de nosso buffet e ela é um ingrediente de nossos pães doces como roscas, panetones e talvez os clientes se inspirem em nossas receitas e na tradição do Natal, que pede uvas-passas", diverte-se. "Nosso mix de frutas secas e castanhas tem uvas-passas e um sucesso", acrescenta.

Confira o expediente dos principais shoppings da cidade:

Aurora Shopping Londrina | Boulevard Londrina Shopping | Catuaí Londrina | Londrina Norte ShoppingLojas: sexta (15) e sábado (16) – das 10h às 22h | domingo (17) – 14h às 20h.Alimentação: sexta (15) a domingo (17) – das 11h às 22h.

Shopping Royal Plaza Lojas: sexta (15) e sábado (16) – das 9h às 21h | domingo (17) – das 12h às 18h.Alimentação: sexta (15) e sábado (16) – das 10h às 21h | domingo (17) – das 11h às 18h.