O canteiro central da Avenida Curitiba, na zona norte de Londrina, passa por revitalização. Os trabalhos iniciaram no mês de abril e a previsão é que sejam finalizados em agosto. Segundo a prefeitura, serão implementadas diversas melhorias para incentivar a população a frequentar o espaço, como calçadas com acessibilidade, circuito pet, academia ao ar livre, além de reforma das quadras poliesportivas e do campo de bocha.

Os serviços são executados pela MMS Pinova Equipamentos e Instalações Esportivas, empresa vencedora da licitação na modalidade Concorrência nº 22/2023. E a fiscalização está a cargo da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP). O total a ser investido é R$ 737.000,00, recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Diego Garcia.

A avenida Curitiba existe há 40 anos, inicia próximo à antiga linha férrea, no Conjunto Milton Gavetti, passa pelo Lago Norte, na rotatória com a Rodovia Carlos João Strass, e prossegue até o Pacaembu.

A recuperação e revitalização são feitas em dois canteiros da avenida: entre a avenida Roberto Siqueira de Toledo e a rua Humberto Puigari Coutinho, e no que fica entre cruzamento da avenida com a Rua Vicente Pereira de Miranda.

Os serviços previstos incluem, ainda, trechos internos de calçada para caminhada, novo mobiliário urbano e gramados. E de acordo com o fiscal responsável, o engenheiro civil da SMOP Fagner Antonio Cortez Fraga, os dois canteiros estão recebendo a obra paralelamente e não há expectativa de interferências no trânsito local. “Está concluída a colocação de piso das duas quadras poliesportivas, sendo uma em cada praça. Em andamento, temos assentamento de piso paver na calçada, espaço pet e reforma da cancha de bocha”, apontou.

“Essa avenida fica no Milton Gavetti, um dos conjuntos mais antigos da cidade, e é uma via diferenciada, como se fosse uma área de lazer, uma grande praça ao longo da extensão do bairro. E estava precisando de uma revitalização, de uma repaginação", explicou o secretário municipal de Obras, João Verçosa.

OUTRAS OBRAS

Verçosa acrescentou que as intervenções na região abrangem, ainda, a reconstrução do terminal urbano do Milton Gavetti, as obras de revitalização do Lago Cabrinha, construção de faixa elevada para pedestres no Lago Norte e pavimentação de trecho de 200 metros de via abaixo da linha férrea.

“A obra do canteiro da avenida Curitiba, além de trazer um espaço de lazer revitalizado para quem mora ali há tantos anos, também vai ser uma ligação para a continuidade da via, do outro lado da linha férrea, no sentido norte. E vai trazer condições muito boas de lazer e esporte a toda comunidade da região”, observou.

(Com informações do N.Com)