John G. Jung, cofundador do ICF (Intelligent Community Forum), autor do conceito “Comunidades Inteligentes”, fez uma visita a Assaí, município da Região Metropolitana de Londrina reconhecida internacionalmente como uma das cidades mais inteligentes do mundo.

A visita, que aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro, fez parte de um roteiro de reconhecimento das iniciativas inovadoras e sustentáveis. Assaí, uma cidade com cerca de 15 mil habitantes, destaca-se por seu envolvimento com a educação, inovação e tecnologia, como forma de desenvolver novos caminhos para promoção de emprego e renda, impactando positivamente a qualidade de vida da população. Assaí está entre as sete cidades mais inteligentes do mundo eleitas pelo ICF.

Durante a passagem por Assaí, John G. Jung, que também é escritor, teve a oportunidade de conhecer projetos que colocaram a cidade em evidência, como a integração da rede local de educação (do ensino infantil ao primeiro emprego), introduzindo novas práticas de aprendizagem; iniciativas voltadas para a saúde; além de soluções inovadoras para o agronegócio, setor de extrema relevância para a economia local.

John G. Jung visitou o Castelo Japonês, um dos principais pontos turísticos da cidade, acompanhado do prefeito Michel Bomtempo e do deputado estadual Romanelli.

"Essa visita é um reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos para tornar Assaí uma cidade mais inclusiva, digital e preparada para o futuro. Não é apenas uma vitória de Assaí, mas de todas as cidades pequenas que enxergam nosso município como um novo modelo de gestão pública, premiado 18 vezes por diversas instituições de renome”, afirma o prefeito.

LEIA TAMBÉM:

= Veja os projetos que colocam Assaí entre as cidades mais inteligentes

= Cidades do Paraná aparecem novamente em ranking global de comunidades inteligentes

AVALIAÇÃO E COLABORAÇÃO

Jung, que já percorreu diversas cidades ao redor do mundo promovendo o conceito de “Intelligent Communities”, tem como missão avaliar as iniciativas locais e discutir possíveis colaborações que possam intensificar o impacto de Assaí na rede global de cidades inteligentes.

A visita confirmou o potencial de Assaí e que a cidade caminha para ser uma referência mundial, em especial para as cidades pequenas. O reconhecimento internacional de Assaí é resultado da criação de um ecossistema local, chamado de Vale do Sol, constituído em 2022, integrando os esforços das políticas públicas para promover melhor qualidade de vida para a população.

Em apenas dois anos, o Vale do Sol conquistou 18 premiações, dentre eles o Prêmio Nacional do Sebrae Prefeitura Empreendedora, além de participar ativamente de governanças internacionais, como o “Cities of Services” e o “Cities Coalition for Digital Rights”.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Igor Oliveira, é o vice-presidente de Soluções Inteligentes no Fórum Nacional de Inovação. “Assaí conquistou os maiores prêmios, nacionais e internacionais, voltados para a transformação de cidades. Ela representa uma janela de oportunidades para outras cidades pequenas acreditarem no seu potencial. Temos uma governança forte com universidades, setor privado, governo e sociedade. Todos alinhados para um único propósito: construir um modelo de cidade capaz de promover outros formatos de desenvolvimento local. A presença do Sr. John G. Jung só legitima nossas ações. Um dos maiores urbanistas do mundo presente em nossa cidade, conhecendo nosso método disruptivo de transformação.”, frisou.

O anúncio da cidade eleita a Top1, de 2024 será em novembro, em Barcelona, reunindo diversas celebridades na Casa Milà (também conhecida como La Pedreira).

(Com informações da assessoria)