A ordem de serviço para construção da Escola Municipal Jardim Santa Isabel, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina) foi assinada na última sexta-feira (17). A Prefeitura vai investir, através de recursos livres do município, R$ 3.097.233,16, em uma área de 1.393,64 m². A previsão de entrega da obra é de 12 meses.

De acordo com a licitação, escola, que funcionará nos períodos matutino e vespertino, terá estrutura física acessível e adaptada para o atendimento de até 360 crianças de 6 a 10 anos de idade. O espaço irá contar com seis salas de aula, quadra poliesportiva coberta, sala de informática, sala de leitura, área administrativa, cozinha, pátio coberto e descoberto. A empresa que será responsável pela obra será a Norma Construções Civis LTDA – EPP.

Segundo o prefeito Conrado Scheller, a construção é uma reivindicação antiga da comunidade. Estela Camata, secretária municipal de Educação e Cultura, destacou que essa é uma conquista muito importante e que gerava um grande anseio da comunidade local. “Desde que ocorreu a transferência da unidade para outro estabelecimento, trabalhamos muito com outras secretarias para tornar real a construção de uma escola moderna para os alunos. E para os pais, o retorno da escola para o seu bairro atende a reivindicação e o compromisso da administração."

DÉCADA DE 1970

O espaço educacional foi construído em 1970, ainda como Escola Professora Mercedes Pedreira Correa – Ensino de 1° Grau, funcionando em uma casa de madeira, na rua São Vicente de Paula. Oito anos depois, uma sede em alvenaria foi construída, contando com duas salas de aula, banheiros, cantina e secretaria, com nome de Escola Estadual Jardim Santa Isabel.

Em 1982, o espaço passou por ampliação, contando com mais duas salas de aula. Em 1992, a escola foi municipalizada, sendo nomeada Escola Municipal Jardim Santa Isabel. A sede passou por uma reforma geral, nove anos mais tarde.

Desde 2019, por problemas estruturais, a escola está funcionando de maneira provisória e em dualidade administrativa nas instalações do Colégio Estadual Olavo Bilac. A mudança da unidade escolar para a área central se tornou um desafio para as famílias atendidas, que precisaram se adaptar e esperavam por anos o início das obras de uma nova sede escolar. Hoje, o local conta com 240 alunos.

(Com informações da Prefeitura de Cambé)