A Sestran (secretaria municipal de Segurança Pública e Trânsito, de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), iniciou nesta segunda-feira (7) a instalação de câmeras de monitoramento em prédios públicos. Nesta primeira etapa, serão contemplados 24 locais - os primeiros pontos foram a Unidade Básica de Saúde Dr. Abelardo de Araújo Moreira e o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Maria Hilda Santiago Grassano, ambos no conjunto San Raphael.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas começa a instalar câmeras em prédios públicos
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Arapongas

O projeto deve abranger o total de 48 prédios – com recursos próprios, no valor de R$ 900 mil. Segundo o secretário da pasta, Paulo Argati, serão aproximadamente 200 câmeras de segurança distribuídas nas áreas internas e externas dos prédios públicos. “Tudo será monitorado 24 horas por dia, através do nosso Centro de Monitoramento Municipal", ressaltou. "Vamos aumentar e fortalecer a segurança nesses pontos cruciais, coibindo a prática de crimes, como furtos, roubos e até mesmo vandalismo e depredação." Segundo ele, o sistema conta com mais de 400 pontos de alarmes – com sensores de presença.

Arapongas conta atualmente com 52 prédios públicos monitorados com câmeras e alarmes. Somando ao novo projeto, o município deve atingir cerca de 80% dos prédios públicos municipais monitorados. “Isso irá beneficiar muito a segurança municipal. As câmaras serão gradativamente instaladas em pontos cruciais, como praças, escolas, espaços esportivos, entre outros”, reforçou o secretário.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas começa a instalar câmeras em prédios públicos
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Arapongas

VANDALISMO

Recentemente, foram registrados atos de vandalismo no Meu Campinho do Cj. Águias e, novamente, no Centro de Lazer e Esporte Adilson Siqueira, no Jd. Interlagos. No primeiro local, as luminárias da quadra esportiva foram furtadas e o salão comunitário, bem ao lado, também foi vandalizado com pichações e quebra de vidraças.

Já o segundo local teve a porta metálica de um dos banheiros retirada, além de outros danos no vestiário e quadra esportiva.

O vice-prefeito e também secretário de Obras, Jair Milani, lamentou ambas as situações. “É uma tristeza vermos o que tem acontecido em nossos locais públicos. Aqueles que também deveriam cuidar são os que vandalizam e destroem.

Muitas das obras contam com recursos estaduais ou federais – exclusivos para as obras. E quando estes locais são depredados, temos que buscar novos recursos, o que torna tudo mais difícil. A má intenção de alguns prejudica toda uma comunidade. Vamos nos reorganizar e reparar os danos, mas pedimos a colaboração de todos”, salientou o vice-prefeito Jair Milani, que também é secretário de Obras.

Em casos de vandalismo ao patrimônio público, a população pode colaborar denunciando através do 153 ou 0800 645 90 60 (Guarda Municipal). (Com informações da Prefeitura de Arapongas)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1